Portal Futebol Clube

Marketing

E.C TAUBATÉ | 22/07/2015 às 22:14:21

Projeto celebra burrão centenário

Quando se pensa na história de um clube de futebol é comum que a primeira coisa que se venha à cabeça seja um jogo, dois times e uma bola. Quando se pensa em homenagear um clube de futebol a maioria das pessoas evoca as glórias do passado e as vitórias vindouras. Pelo menos é assim que o torcedor se relaciona com os grandes times das capitais brasileiras.
 
A unidade do Sesc Taubaté preparou uma grande exposição para homenagear o centenário Esporte Clube Taubaté e apresentar algumas das razões que transformaram o clube numa das mais celebradas paixões do taubateano. E demonstrar que não é apenas de conquista de títulos que se construiu durante um século uma relação íntima entre os taubateanos e o time que defende o nome da cidade. 
 
Os títulos, os ídolos, os grandes resultados, depoimentos, ambientes interativos, tudo isso está contemplado no espaço. Mas não é esse o centro narrativo da exposição. Ao passar por cada ambiente, ao observar cada imagem, o visitante entrará em contato com a história da transformação que a cidade sofreu nos últimos cem anos. A exemplo disso, o Sesc foi cuidadoso ao demonstrar o desenvolvimento de dois setores urbanos taubateanos que foram transformados a partir do momento em que o Esporte Clube Taubaté foi fundado. 
 
Uma história de Taubaté
As obras de adequação do espaço ocupado pelo antigo campo do Bosque, área cedida ao clube pelos cidadão taubateanos, demandaram investimentos e técnica inéditos na Taubaté de cem anos atrás, quando a cidade ainda experimentava as novidades de possuir uma prefeitura. 
 
A canalização do Córrego do Saguiru, obra com técnica inédita na Taubaté de então, o voluntarismo de ricos e pobres na construção do primeiro estádio de futebol local, a formação de um complexo econômico marginal que deu sustentabilidade para o crescimento de um setor pouco urbanizado até os primeiros anos do século passado. 
 
E a repetição do feito, quando por meio de mais uma doação popular, e com uma integração de cidadãos ainda maior do que aquela de 1914, o E.C. Taubaté teve posição de protagonismo na expansão e ocupação dos espaços que circundam o mitológico Joaquinzão. Esses são exemplos de que contar a história do E.C. Taubaté não significa falar apenas de futebol. 
 
Concebida pela equipe técnica do Sesc Taubaté, a exposição, que fica em cartaz até 1º de novembro, foi desenvolvida com base na pesquisa histórica de Angelo Rubim, do site Almanaque Urupês, e com o apoio do Esporte Clube Taubaté. O projeto cenográfico é da empresa Cenografia Sustentável. 
 
Programação Relacionada
Além da exposição, outras atividades completam a homenagem ao Esporte Clube Taubaté. No dia 1/8, um jogo exibição reunirá ex-jogadores do time nos campeonatos de 1979, 2003 e no acesso à série A3 de 2009. Para reunir a torcida, o encontro Memórias do Meu Burro, que acontecerá no dia 18/7, é um convite para que os torcedores levem fotografias e dividam suas histórias com outros seguidores do time. Um city tour temático apresentará curiosidades da história do Esporte Clube Taubaté conectadas com a história da cidade. Acompanhe aqui no Almanaque Urupês a cobertura de todos os eventos. 
 
Conteúdos Especiais
Durante o período da exposição serão publicados no Portal Sesc SP crônicas de jornalistas convidados a registrar suas lembranças em textos que homenageiam o Taubaté. Além das crônicas, vídeos inéditos compõem o conteúdo exclusivo para internet, com imagens captadas nos dois últimos jogos do Campeonato Paulista da Série A3 de 2015. Os vídeos trarão entrevistas com ícones do clube, como o ex-jogador Gilsinho, depoimentos de torcedores, imagens dos jogos e da torcida. Os leitores do Almanaque Urupês vão ser avisados de todas as atualizações. 
 
Nas redes sociais, os torcedores convidados para a cerimônia de abertura do projeto já deram seu veredicto sobre a exposição: "A concretização de um sonho de todos os admiradores e colaboradores do querido, nobre e centenário E.C. Taubaté", escreveu Frederico Carvalho; "Essa exposição é do mais alto nível e não deve nada ao museu do futebol", afirmou Jefferson Da Silva Ribeiro; "Não há adjetivos para descrever como está, mas acho que as palavras que mais se aproximam são esplêndido e espetacular", publicou a página da Torcida Comando 1914.
 
Portanto, mesmo que você não seja um grande amante do esporte, visite a exposição. Com certeza a intimidade entre o E.C. Taubaté e a própria história do desenvolvimento da cidade vai te surpreender. 
 
Serviço
A mostra estará aberta à visitação até 1º de novembro. O agendamento de visitas monitoradas para grupos pode ser feito pelo email exposicao@taubate.sescsp.org.br ou pelo telefone (12) 3634-4000. 
Almanaque Urupês







« voltar


NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver todas

publicidade

  • banner

Comissão de juristas apresenta texto para a atualização da Lei Geral do Desporto

Receba nossos boletins online

2016 - Todos os Direitos Reservados