Portal Futebol Clube

Notícias - Internacional

NOVIDADE | 11/07/2019 às 07:00:00

Leonardo Gaciba apresenta resultados do projeto VAR a deputados na Comissão do Esporte

Leonardo Gaciba apresenta primeiros resultados da implementação do VAR no Brasileirão 2019 na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados

Créditos: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, participou de audiência pública na Comissão do Esporte da Câmara Federal dos Deputados nesta última terça-feira (9). Ele apresentou o projeto VAR e os primeiros resultados da implementação do uso da tecnologia no Campeonato Brasileiro de 2019.

– Gostaria de agradecer ao deputado Evandro Roman pela iniciativa, por proporcionar mostrarmos ao público o nosso projeto. Foi uma das maiores audiências pela internet. Isso mostra o interesse das pessoas pelo assunto e reforça a transparência do projeto. Nossa proposta de utilizar o árbitro de vídeo e deixar bem claro como ela é e deve ser usada – disse o dirigente da CBF sobre o encontro.

Em vídeo, Leonardo Gaciba mostrou todos os passos dados recentemente acerca do projeto do uso da tecnologia no futebol brasileiro. Ressaltou a importância da utilização fiel do protocolo FIFA e do conceito de “mínima interferência, máximo benefício”.

Nas primeiras nove rodadas do Campeonato Brasileiro 2019, o uso do VAR mostrou-se fundamental no auxílio aos árbitros e árbitros assistentes. Foram 40 erros capitais corrigidos com um índice de aproveitamento nas decisões de 97,1% em lances do protocolo: gols, expulsões, erros de identificação e pênaltis. Só nas situações de pênaltis, o índice de acerto subiu para 91,4% contra 57,4% sem o VAR.

Gaciba também apresentou números referentes aos lances de impedimento. O índice de acerto é de 93,4% com o uso do árbitro de vídeo contra 85,7% sem a tecnologia, num total de 14 erros capitais corrigidos.

– Na sequência do campeonato vamos seguir fielmente o protocolo da FIFA. Usar para erros claros e óbvios da arbitragem. Já vimos que tem campeonato com linha de uso um pouco diferente, mas no Campeonato Brasileiro, nesses primeiros 89 jogos, mostrou uma linha bem melhor para manter os critérios para todos os clubes participantes. Interferir o mínimo possível. Vamos tentar melhorar um pouco o tempo gasto nas revisões, sem nunca abrir mão da precisão. Mas para poder melhorar a fluência do jogo – projeta.

Leonardo Gaciba destacou que, no final desta temporada, o Brasil será o país com maior número de jogos com utilização do VAR no mundo.

A audiência pública contou com a participação dos seguintes deputados: Alex Manente (Cidadania), Alexis Fonteyne (Novo), Flávia Moraes (PDT), Bosco Costa (PL), José Rocha (PL), Celina Leão (PP), Evair de Melo (PP), Boca Aberta (Pros), Evandro Roman (PSD), Hugo Leal (PSD), Célio Silveira (PSDB), Charlles Evangelis (PSL), Dr. Luiz Ovando (PSL), Luiz Lima (PSL).

Site CBF







« voltar


NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver todas

publicidade

  • banner

Comissão de juristas apresenta texto para a atualização da Lei Geral do Desporto

Receba nossos boletins online

2016 - Todos os Direitos Reservados