Portal Futebol Clube

Ferroviária

FUTEBOL FEMININO | 26/01/2016 às 00:17:22

Ferroviária participa de estudo de Universidade

Créditos: Site oficial das Guerreiras Grenás

As atletas da Ferroviária foram escolhidas para participar de um estudo da Universidade Federal de São Carlos direcionado para o alto rendimento em práticas esportivas de forte intensidade. Os resultados têm sido positivos na busca pela alta performance. O projeto teve início no começo de 2015 e, por cinco meses, as Guerreiras Grenás foram submetidas a testes físicos, treinamentos da musculatura respiratória, além de testes que simulam situações de jogo.
 
Através de dispositivos que dificultam a entrada de fluxo de ar durante a respiração, os músculos usados na inspiração são forçados e utilizados com maior intensidade, aumentando assim a força e resistência do atleta.
 
– Observamos que ao final da pesquisa as jogadoras conseguiram permanecer em atividade de alta intensidade por um tempo maior. Também observamos uma redução no acúmulo de lactato durante esse teste, talvez isso possa explicar o porquê de sua tolerância ao exercício ter aumentado de maneira significativa – explica a Drª Daniela, uma das realizadoras da pesquisa.
 
Durante a trabalho, foram realizados testes que simulam partidas de futebol para analisar a queda de rendimento que ocorre normalmente durante um jogo. São os chamados testes de capacidade de sprints repetidos, caracterizados por "explosões" e “tiros“ rápidos com períodos de curto repouso e recuperação.
 
– Todos esses resultados se traduzem diretamente dentro do campo, onde as atletas teriam uma maior capacidade de se manterem em atividade física de alta intensidade e menor queda de rendimento entre uma explosão e outra - completa a médica.







« voltar


NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver todas

publicidade

Comissão de juristas apresenta texto para a atualização da Lei Geral do Desporto

Receba nossos boletins online

2016 - Todos os Direitos Reservados